APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, APÓSTOLA DA IALJAN E QUERO APRESENTAR MEU TRABALHO

APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 31 DE JANEIRO DE 2014


Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

CONTINUE VISITANDO

OFERTE NOSSO MINISTÉRIO ATRAVÉS DO PIX - Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)


ABENÇOE NOSSO MINISTÉRIO. SEMEM COM AMOR

Se voce deseja abençoar esse ministério fique a vontade - PIX 24988025646 ou fale conosco pelo e-mail - levandojesusiljan@gmail.com ou faça uma oferta de amor no pix EMAIL OU TELEFONE CITADO

Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)

QUE DEUS RECOMPENSE E MULTIPLIQUE EM SEU CELEIRO EM NOME DE JESUS.

NOSSA PAGINA FECEKOOK OFICIAL

domingo, 12 de julho de 2020

Eclesiastes, uma carta para vida


"Uma Análise Teológica e piedosa do livro"
Introdução O livro de Eclesiastes, é sem dúvidas um livro que parece ter sido realmente escrito hoje, tamanha a análise filosófica das crises existenciais do homem. O objetivo aqui nesse artigo é fornecer a você leitor, um panorama bem sucinto acerca da teologia desse livro, e fazer algumas reflexões praticas de sua mensagem para nossa edificação espiritual e para o desenvolvimento de uma vida vida pessoal piedosa e temente ao Senhor. Para isso, dividi o presente artigo em 6 partes:
1° Definição
2° Curiosidade
3° Autor do Livro
4° Tema ou (ponto central do livro)
5° Propósito; objetivo
6° Reflexões e ensino do livro
Definição de Eclesiastes
A palavra Eclesiastes vem do grego Ekklesiastes = “assembleia; palavra do pregador”. Foi traduzida do hebraico, onde o livro se chama originalmente Qõhelet = “aquele que convoca uma assembleia e fala a ela; que se reúne em assembleia; eclesiástico; pregador; aquele que coleciona ditos sábios”.
Em outras palavras, Eclesiastes significa: “função do pregador”, que na prática é pregar, ensinar ou instruir. (Ec 12. 9-10)
Curiosidade
O livro de Eclesiastes, faz parte dos “Cinco Megillot ou Cinco rolos”. São os cinco livros que são lidos anualmente nas festas Judaicas. Os quais são: "Rute, Ester, Cantares, Eclesiastes e Lamentações de Jeremias".
Eclesiastes é lido na festa dos “Tabernáculos”. É uma festa com uma semana de duração, onde os Judeus se reúne afim de recordar sobre a sua salvação do Egito, sobretudo, sua peregrinação de 40 anos no deserto onde não tinham casas, e mesmo assim sobreviveram sobre os cuidados do Senhor.
Segundo a tradição Judaica, Salomão escreveu Cantares quando jovem; Provérbios quando estava na meia-idade, e Eclesiastes, no final da vida.
Autor do Livro
Há inúmeros indícios de que o autor do livro de Eclesiastes foi o rei Salomão, inclusive a própria tradição judaica atribui o livro a ele. Contudo, existem algumas teorias que sugerem que não pode ter sido ele. Raymond B. Dillard e Tremper Longman citam em seu livro 'Introdução ao Antigo Testamento' que um dos argumentos é o seguinte: “O fato de uma sabedoria tão religiosa e profunda proceder de um homem que no fim cometeu apostasia é demais para alguns”.
Há outros argumentos curiosos no livro que questiona também a autoria de Salomão, contudo, os indícios de que foi ele que escreveu são maiores:
1° Identifica-se como filho de Davi, rei de Jerusalém (Ec 1.1)
2° Há textos que podem indicar isso (Ec 12.9; 1Rs 4.32)
3° É rei em Jerusalém (Ec 1.12)
4° Possuía uma riqueza inigualável (Ec 2.7)
Entre outros exemplos.... Como disse, o artigo é sucinto acerca do livro mas partimos do pressuposto de que Salomão escreveu o livro.
Tema central do livro
Toda a existência humana vivida á parte de Deus, desencadeará frustração e insatisfação. É essa análise que tem como resultado a expressão muito usada no livro: “tudo é vaidade” =(fútil, sem valor).
O escrito de Eclesiastes visa mostrar como as coisas desse mundo são tão passageiras e quão inútil é buscar felicidade nesta vida por meio de conquistas materiais longe de Deus. Salomão teve tudo que um homem pode desejar pensando que obterá a então felicidade: teve riqueza, poder, mulheres, honrarias, fama, muitos empregados, respeito, admiração, etc... E no final da vida, ele concluiu: “vaidade de vaidades! É tudo vaidade!”
O livro mostra como o homem jamais conseguirá ser feliz longe de Deus. O segredo da felicidade e de uma qualidade de vida que todo homem deseja, só pode ser desfrutado debaixo da sombra do Onipotente.
Objetivos - Propósitos
Alinhado ao tema central, o livro é um aviso para os leitores, afim de poupa-los de ter que viver as amarguras da vida quando se procura água em cisternas vazias (Jr 2.13).
Salomão também deixa claro que a sabedoria humana ainda que seja a maior dos homens, ou do mais piedoso homem da terra, são por demais limitada a entender os mistérios de Deus. Nesse sentido, o livro é parecido com o livro de Jó, são milhares de perguntas de nossa mente a respeito de nossa existência, das complexidades da vida humana em que não temos resposta. (Ec 1.13 ,16-18; 8. 16-17).
Também nos alerta a não apoiar a vida nas coisas da terra como se fôssemos aqui viver eternamente, isso é tremenda idiotice. É como Paulo disse em: (1Co 15.19).
Salomão nos chama a desfrutar ao máximo da vida e as coisas maravilhosas que Deus nos proporciona de maneira sábia e consciente de que ao final, todos vamos prestar contas um dia de nossas ações (Ec 11.9).
Encontramos nesse maravilhoso livro, constatações de como é fútil e sem sentido a vida sem Deus. Como diz Rick Warren em seu livro, 'Uma vida com Propósitos': "Você não se criou, então enquanto não admitir a existência de Deus e pergunta-lo o porque lhe criou, sua vida jamais terá sentido" Segue alguns exemplos dessas futilidades da vida: Futilidade
* Da sabedoria humana (2.15-16)
* Do trabalho humano (2.19-21)
* Da inveja humana (4.4)
* Da avareza humana (4.7-8)
* Da glória humana (4.16)
* Da ambição humana (5.10)
* Da cobiça humana (6.9)
* Das recompensas humanas (8.10,14)
Conclusão e Aplicação prática.
A vida que não se centraliza em Deus está destituída de propósito e sentido. Partindo do pressuposto de que Salomão é o autor desse livro, da sua história narrada nos livros dos reis e na tradição Judaica, podemos entender a sua mensagem, parafraseando o livro de Eclesiastes, basicamente assim: "A carta de Salomão" Eu, Salomão, venho por meio desta carta poética e reflexiva, aconselhar vocês a que não façam o que eu fiz. Fui um homem muito privilegiado. Nasci dentro da linhagem que desfrutava do favor e das promessas do Senhor, a tribo de Judá. Tive um bom pai, o grande rei Davi, que para mim foi muito importante através do legado e os ensinamentos que a mim me deixou. Com a sua morte, assumi o reinado de Israel, a nação de Deus. Por causa desse desafio, pedi ajuda e socorro do Senhor afim de que por ele fosse capacitado a governar essa nação, que eu mesmo não tinha condições. Em certa ocasião, o Senhor me ofereceu a oportunidade de pedir-lhe qualquer coisa que eu quisesse e eu lhe pedi apenas 'sabedoria'. Em resposta ao meu pedido, o Senhor me concedeu não somente sabedoria, mais também, riqueza, bens, honra que nenhum rei teve nem nunca terá depois de mim, e assim foi. Desfrutei exatamente de tudo que o Senhor me prometeu, acumulei muita riqueza, muito gado, muitos servos e servas, muita honra, respeito e admiração mundial e etc...No decorrer da minha vida eu me deixei levar pelos desejos da minha carne, me relacionei com muitas mulheres, pequei contra o Senhor também com idolatria, e agora velho, quando parei para refletir a vida, eu vi que o bem mais precioso que eu tinha eu abondei, o Senhor que me criou e me favoreceu em tudo. Arrependido estou e queria muito começar de novo e fazer tudo diferente, mas infelizmente não posso mais, não lembrei do Senhor nos dias da minha mocidade e agora chegaram para mim os anos que não tenho mais contentamento (Ec 12). Por isso, valorize a comunhão com Senhor, o bem mais precioso que o homem pode ter, o resto é tudo vaidade!

ATO Profético 12 dias oração seu nome no Azeite



Pra. Eliane Levando Jesus

REFLEXÕES LEVANDO JESUS



Pra. Eliane Levando Jesus

Visualizar