APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, APÓSTOLA DA IALJAN E QUERO APRESENTAR MEU TRABALHO

APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 31 DE JANEIRO DE 2014


Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

CONTINUE VISITANDO

OFERTE NOSSO MINISTÉRIO ATRAVÉS DO PIX - Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)


ABENÇOE NOSSO MINISTÉRIO. SEMEM COM AMOR

Se voce deseja abençoar esse ministério fique a vontade - PIX 24988025646 ou fale conosco pelo e-mail - levandojesusiljan@gmail.com ou faça uma oferta de amor no pix EMAIL OU TELEFONE CITADO

Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)

QUE DEUS RECOMPENSE E MULTIPLIQUE EM SEU CELEIRO EM NOME DE JESUS.

NOSSA PAGINA FECEKOOK OFICIAL

sexta-feira, 29 de março de 2019

3 Sincretismo Religioso.


Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, no século IV, as principais celebrações pagãs foram sendo incorporadas ao calendário das festas católicas. Foi assim com o Natal, com o Dia de Todos os Santos e também com as festas juninas.
A data das festividades pagãs do solstício de verão era muito próxima do dia das comemorações católicas de São João, em 24 de junho, de modo que não houve nenhuma dificuldade no sincretismo religioso. As divindades homenageadas no paganismo, foram substituídas por santos católicos: São João Batista, Santo Antônio, e São Pedro. Assim, as festas desses três santos passaram a ser chamadas de juninas. 2

Ney Vilela, questiona: Por que o cristianismo (que se afasta tanto da ideologia pagã) se apropriou das datas reverenciais mais importantes do paganismo? Há dois motivos que, no decorrer da Idade Média, tornaram-se evidentes diz Vilela: facilitar a catequese dos pagãos e esvaziar ideologicamente suas comemorações. Assim se construiu a tríade maior das festas da cristandade: a Páscoa, que ocorre no primeiro domingo de Lua cheia após o equinócio de primavera; o nascimento de Jesus de Nazaré, convencionado para o solstício de inverno, 25 de dezembro; São João, coroando as festas juninas, em 24 de junho.
 Patrícia Mariuzzo em: A história das festas juninas no Brasil e no mundo,3 diz que as festas juninas têm, ao mesmo tempo, características religiosas e profanas. Junto com o louvor aos santos católicos, as festas mais tradicionais carregam forte misticismo ligado aos rituais de fecundação pagãos. Sinais disso podem ser vistos nas quadrilhas, cujas coreografias remetem à conquista e sedução, nas brincadeiras, como a do pau de sebo e nas simpatias e adivinhações.
Conclusão.
De tudo isso podemos concluir que as festas juninas são antibíblicas, suas origens são inteiramente pagãs, este paganismo foi entrelaçado ao cristianismo pela Igreja Católica, mas é totalmente incompatível com os ensinamentos bíblicos do SENHOR e, por conseguinte, incompatíveis com a fé cristã, caracterizando assim proibida e pecaminosa para os verdadeiros cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visualizar