APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, APÓSTOLA DA IALJAN E QUERO APRESENTAR MEU TRABALHO

APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 31 DE JANEIRO DE 2014


Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

CONTINUE VISITANDO

OFERTE NOSSO MINISTÉRIO ATRAVÉS DO PIX - Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)


ABENÇOE NOSSO MINISTÉRIO. SEMEM COM AMOR

Se voce deseja abençoar esse ministério fique a vontade - PIX 24988025646 ou fale conosco pelo e-mail - levandojesusiljan@gmail.com ou faça uma oferta de amor no pix EMAIL OU TELEFONE CITADO

Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)

QUE DEUS RECOMPENSE E MULTIPLIQUE EM SEU CELEIRO EM NOME DE JESUS.

NOSSA PAGINA FECEKOOK OFICIAL

quinta-feira, 26 de julho de 2018

A biografia Bíblica do Doutor Lucas

 O Evangelho de Lucas foi provavelmente escrito entre 58 e 65 dC.

Propósito: Assim como os outros dois evangelhos sinóticos, Mateus e Marcos, o propósito deste livro é revelar o Senhor Jesus Cristo e tudo o que Ele "começou a fazer e a ensinar até ao dia em que... foi elevado às alturas" (Atos 1:1-2). O Evangelho de Lucas é único por ser uma narração meticulosa -- uma "exposição em ordem" (Lucas 1:3) compatível com a mente médica de Lucas -- muitas vezes dando detalhes que as outras narrativas omitem. A história de Lucas da vida do Grande Médico enfatiza o seu ministério - e compaixão –aos gentios, samaritanos, mulheres, crianças, cobradores de impostos, pecadores e outros considerados marginalizados em Israel.

Versículos-chave: Lucas 2:4-7: “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”

Lucas 3:16: "...disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com {com; ou em} água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com {com; ou em} o Espírito Santo e com {com; ou em} fogo."

Lucas 4:18-19, 21: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir."

Lucas 18:31-33: “Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará."

Lucas 23:33-34: "Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, {Calvário; no original, caveira} ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem."

Lucas 24:1-3: "Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus."

Resumo: Chamado o mais belo livro jamais escrito, Lucas começa contando-nos sobre os pais de Jesus, o nascimento de seu primo (João Batista), a viagem de José e Maria a Belém, onde Jesus nasceu numa manjedoura, e a genealogia de Cristo através de Maria. O ministério público de Jesus revela a Sua perfeita compaixão e perdão através das narrativas do filho pródigo, do homem rico e Lázaro e do Bom Samaritano. Enquanto muitos acreditam nesse amor sem preconceitos que ultrapassa todos os limites humanos, muitos outros -- especialmente os líderes religiosos -- desafiam e opõem-se às reivindicações de Jesus. Os seguidores de Cristo são incentivados a contar o custo do discipulado, enquanto que seus inimigos buscam a Sua morte na cruz. Por fim, Jesus é traído, julgado, condenado e crucificado. Entretanto, a sepultura não pode prendê-lo! Sua ressurreição garante a continuação do seu ministério de buscar e salvar o perdido.

Conexões: Como um gentio, as referências de Lucas ao Antigo Testamento são relativamente poucas em relação ao evangelho de Mateus, e a maioria das referências do Antigo Testamento estão nas palavras ditas por Jesus em vez de na narração de Lucas. Jesus usou o Antigo Testamento para se defender contra os ataques de Satanás, respondendo-lhe com "Está escrito" (Lucas 4:1-13); para identificar-se como o Messias prometido (Lucas 4:17-21); para lembrar os fariseus de sua incapacidade de manter a lei e da necessidade de um Salvador (Lucas 10:25-28, 18:18-27); e para confundir o seu conhecimento quando tentaram enganá-lo e prová-lo (Lucas 20).




Ele acompanhou Paulo em suas viagens missionárias e investigou cuidadosamente os relatos da vida de Jesus para escrever seu evangelho. A Bíblia fala pouco sobre ele.
Lucas provavelmente era um gentio convertido pelos primeiros discípulos de Jesus. Ele foi o único autor conhecido de um livro da Bíblia que não era judeu. Era um homem muito culto, com conhecimentos não só de medicina mas também de investigação histórica e escrita (Colossenses 4:14)

Lucas acompanhou Paulo em algumas partes de suas viagens missionárias. Quando Paulo foi preso, Lucas o acompanhou na viagem até Roma para ser julgado. Ele estava com Paulo quando o navio naufragou pelo caminho e ficou do seu lado enquanto esteve preso em Roma (Atos dos Apóstolos 28:16).



III. Os livros de Lucas


Nas suas viagens com Paulo, Lucas provavelmente teve acesso a muitas pessoas que acompanharam Jesus em seu ministério. Recolhendo depoimentos de pessoas próximas de Jesus, ele organizou toda a informação relevante para criar uma biografia completa e fiel da vida de Jesus (Lucas 1:1-4). Essa biografia ficou conhecida como o evangelho de Lucas.

Lucas seguiu o mesmo método para escrever Atos dos Apóstolos. Esse livro foi escrito como uma continuação do evangelho de Lucas, que foi escrito antes. Ele documentou as origens da igreja, focando principalmente no ministério de Paulo, com quem tinha mais contato (2 Timóteo 4:11). Atos não conta o resultado do julgamento de Paulo em Roma nem sobre seu martírio, portanto os dois livros provavelmente foram escritos antes desses acontecimentos.

Lucas escreveu seus livros pensando no público não judeu, que não conhecia o Antigo Testamento tão bem. Ele procurou explicar como Jesus veio para todos no mundo, mesmo para quem não era bem visto na sociedade. Lucas queria nos ajudar a entender a mensagem de amor de Jesus.


IV. A profissão de Lucas


Descobrir a profissão de Lucas é muito importante, pois nos ajuda entender melhor, os escritos de Lucas no Novo Testamento. Além do Evangelho de Lucas temos os Atos dos Apóstolos que formam um obra única, praticamente um só livro. Percebemos isto, e o início dos Atos dos Apóstolos, que é um seguimento do final do evangelho de Lucas.
Os escritos de Lucas, mostram que era um profundo conhecedor do grego, (as frases são bem construídas e emprega muito as conjunções) os seus escritos comprovam,  o próprio texto indica sua profissão quando ele descreve com riqueza de detalhes, curas e doenças.
Lucas de profissão médica no texto Bíblico
Se tomarmos a citação Bíblica de Colossenses 4,14 temos nela a resposta à pergunta:
 “Saúdam-vos, Lucas, o médico amado, e Demas” (Colossenses 4,14) Bíblia de Jerusalém.
A forma original de seu nome vem do grego que passando ao Latim como Lucius. Também Lucas considerado o autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Podemos dizer que este dois livros formam um só conjunto. Lucas era um gentio de nascimento e de profissão era Médico. O apóstolo Paulo o convidou para acompanhá-lo, sendo seu médico por longo tempo e o cuidou em sua enfermidade.
Continuando a leitura de Colossenses 4,10-14 parece evidente que Lucas foi um gentio, pois Paulo o diferencia dos Judeus. Nesta passagem Paulo declara que, entre seus colaboradores, Aristarco, Marcos, e João foram os únicos que eram Judeus. Tudo isto indica que os companheiros Epafras, Lucas, e Demas, mencionados nestes versos, eram Gentios. Esta consideração vai ao encontro com o próprio nome de Lucas (o mesmo que Lucanus), nome gentio e o aspecto e a índole gentio de seu Evangelho. Lucas tem facilidade e habilidade na escrita da língua Grega isto é óbvio e transparecesse na leitura de qualquer texto seu.
Lucas foi companheiro de Paulo no tempo de seu martírio em Roma (conforme 2 Timóteo . 4,11), mas depois disto não temos nenhum outro fato considerável.



V. Lucas, O Médico Amado Que Se Tornou Historiador


 Lc 1.1-4 / At 1.1-4
“Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra, Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.” Lucas 1:1-4
“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.” Atos 1:1-4


VI. O pano de fundo do historiador


Podemos perceber que Lucas foi um homem que colocou a profissão a serviço de Deus, sendo médico e missionário. Como médico tratava das enfermidades do corpo e como missionário as enfermidades da alma. Foi companheiro do Apostolo Paulo em algumas viagens missionárias (Trôade, Filipos e Roma) e por isso, foi chamado de cooperador na equipe missionária de Paulo.
Lucas também foi um historiador, pois deixou registrado um trabalho bastante produtivo, com efeitos rápidos e em longo prazo, que produziu mudanças de vidas. Através de uma acurada investigação sobre a trajetória da vida de Jesus Cristo, ele expos, de forma ordenada na Palavra de Deus, para que tivéssemos a certeza de que tudo havia acontecido.
Como um bom médico, não teve dificuldades em pesquisar os acontecimentos e depoimentos dos seus pacientes, os quais ele chamou de testemunhas oculares, e mesmo depois de saber os fatos, teve também o cuidado de investiga-los antes de escrevê-los.


Percebamos como o Espírito Santo é tremendo, pois Ele usou o médico Lucas para falar de um assunto muito importante tanto na terra como no céu (louvor e adoração). Lucas foi o único dos quatro evangelhos a registrar cinco hinos profundos:
– O Cântico de Isabel (Lc 1. 41-46);
– O Cântico de Maria (Lc 1.46);
– O Cântico de Zacarias (Lc 1. 67-79);
– O Cântico dos Anjos (Lc 2. 8-14);
– O Cântico de Simeão (Lc 2. 29-32).

Lucas também registrou algumas Parábolas e Histórias que não encontramos nos outros evangelhos:
– A Parábola do Filho Pródigo (Lc 15. 11-32);
– A Parábola do Mordomo infiel (Lc 16. 1-13);
– A Parábola do juiz iníquo (Lc 18. 1-8); 






Época?

O Evangelho de Lucas deve ter sido escrito entre os anos 80 a 90

Lugar onde foi escrito?

Não existe precisão exata sobre o lugar onde foi escrito. Se admite que estaria entre a Grécia ou Ásia, ou mesmo a Antioquia da Síria.





VII. Estrutura do Evangelho de Lucas



Existem várias formas de estruturar o Evangelho de Lucas, podemos afirmar que cada comentarista elabora uma estrutura segundo aquilo que desenvolve. Optamos para a proposta de subdividi-lo em seis partes, poderão seguir outras.

A primeira parte (Lc 1,1-4).

A segunda parte (Lc 1,5-4,15

A terceira parte (Lc 4,14-9,50)

A quarta parte (9,51-19,27).

A quinta parte (Lc 19,28-21,38)

A sexta parte (22,1-24,53


1. Pontos fundamentais da Teologia Lucana.


Na leitura do evangelho de Lucas destacamos os pontos fundamenta da Teologia Lucana. Dar importância a estes pontos ajudam a termos uma compreensão mais rápida e profunda: Seus escritos buscam acentuar sempre a Teologia da História da Salvação, destacando os títulos cristológicos de Jesus Cristo e ressaltando a importância de Jerusalém. Outros pontos teológicos se consideram colunas fundamentais: mostra um Jesus que reza e ensina a rezar, Lucas não tem medo de ressaltar o papel e a importância das mulheres no seguimento, a contraposição entre pobreza e riqueza (comunidades paulinas que surgem nas periferias das grandes cidades portuárias do Império Romano), como uma das características da ética Lucana e a presença forte do Espírito Santo, podemos dizer que o evangelho de Lucas seja o evangelho do Espírito.



Chaves de leitura do evangelho de Lucas a partir dos pontos fundamentais.

Em Lucas aparece uma Teologia da História.

A Teologia Lucana é marcada por uma ênfase na história da salvação, que é dividida em três períodos:

  •  o tempo da preparação, ou período da promessa, que seria  a história de Israel (AT), representado pelas personagens Zacarias, Isabel e João Batista;
  •  o tempo do cumprimento da promessa que é o tempo da vida de Jesus; e
  •   o tempo do anúncio, da Igreja, retratado no Livro dos Atos dos Apóstolos.


Uma peculiaridade na concepção histórico-salvífica de Lucas é sua abertura universal. Portanto, a salvação atinge todo o tempo e todas as pessoas, a humanidade (cf. Lc 2,30-32; 3,6; 9,52-53; 10,33; 17,16). Com isso, nos aponta para outro ponto fundamental que é o tema da Salvação.



2. Em Lucas a Salvação e para todos.


A salvação que Lucas demonstra em seu evangelho acontece na história. A compreensão da Teologia Lucana, demonstra que os termos salvação e libertação são equivalentes. Para os pequenos, pobres, marginalizados do Império Romano, a proposta de Jesus é avassaladora. Iria mudar suas vidas iria fazê-los senhores da própria história. A totalidade da pessoa humana seria salva. Nesse sentido, Jesus é o nosso "Salvador" (Lc 2,11; cf. At 5,31; 13,23), supera todas as propostas vinda da "paz Romana" e a ilusão de que o Imperador traria uma nova forma de vida.


3. Em Lucas Jesus Cristo se mostra misericordioso.


Teologia Lucana apresenta Jesus Cristo como compassivo e misericordioso (cf. Lc 7,13; 10,33; 15,20); Jesus profeta escolhido pelo Pai recebe uma missão de levar a Boa Nova aos pobres, aos pequeninos, aos que se encontram nas periferias das grandes cidades portuárias romanas (Lc 4,16-30; 7,36-50; 13,32-34). Em Jesus se realiza a revelação de Deus (Lc 1,42). Assim aparece no batismo, assim se manifesta na transfiguração do monte Tabor. No ministério público Jesus é apresentado como o Messias enviado por Deus, para salvar o seu povo (Lc 1,47; 2,11.30-32).

Lucas em sua narrativa mostra um Jesus que vai ao encontro dos samaritanos, valoriza os publicanos em Lc 5,27: Levi e em Lc 19,2-10: Zaqueu, dos pecadores (Lc 7,36-50; Lc 15,11-32); da viúva (Lc 7,11-17), enfim dos marginalizados e excluídos da sociedade. O Jesus de Lucas veio para todos e quer salvar a todos. Seu plano de evangelização começa com aquilo que é menosprezado e rejeitado pela sociedade.


4. Jesus ama a cidade de Jerusalém


O evangelho de Lucas dá grande destaque a cidade de "Jerusalém". Tudo começa e termina em Jerusalém (1,5-23; 24,53). Jesus não se omite de participar das festas de preceito realizadas no templo, em Jerusalém (2,22.42), e metade do evangelho de Lucas narra ou em viagem para Jerusalém ou em estadia nessa cidade (9,50-21,38). Concluindo podemos afirmar que a cidade de Jerusalém é o ponto de chegada de Jesus para realizar a obra (Lc 17,11; Lc 19,28-38) e o ponto de partida para as comunidades assumirem após a ressurreição, a continuidade de sua missão (Lc 24,52).


5. Jesus vive em Oração..

Lucas coloca em destaque a vida de oração de Jesus a tal ponto que o evangelho se entrelaça com os momentos de oração de Jesus, são muitos textos. Os momentos mais importantes de sua vida, as decisões mais radicais são preparadas pela oração. (Lc 1,10-11.13; 3,21; 5,16.33; 6,12; 9,18.28; 11,1.2-8; 18,9-14; 22,32.41; 23,46).

Em Lucas encontramos um Jesus que reza, nos mostra qual é conteúdo da oração (Lc 10,21-24; 22,42; 23,46), atende o pedido dos discípulos e ensiná-los a rezar (Lc 11,1) mostra que a eficácia da perseverança na oração tem resposta de seu Pai (Lc 18,1-8; 19,6-8; 21,36).

A ética Lucana.A ética que Lucas apresenta em seu evangelho é voltada para os pobres e marginalizados. Existe uma contraposição entre pobreza e riqueza sendo um dos aspectos centrais do seu programa ético.

Priorizando esta ética Lucas reforça a dimensão do despojamento, como uma exigência do seguimento a Jesus (Lc 5,11; 6,29-36; 9,58; 12,33-34; 14,33; 18,22.25; 21,1-4). Desta sua compreensão ele pede as comunidades confiarem na providência divina (12,29-30).


6. As mulheres são discípulas de Jesus.


Possivelmente por influência da cultura grega o evangelista Lucas cita um número maior de mulheres seguidoras e discípulas de Jesus dos outros evangelistas. É considerado o Evangelista das mulheres. (Personagens). Não esta apegado a estrutura patriarcal da família Judaica e do menosprezo do judaísmo pela mulher que as consideram impuras. A religião Judaica impõe duramente o sistema do "Puro e do Impuro" Em Lucas a mulher participa da evangelização, acompanha o grupo dos discípulos atua na obra de Jesus.

Maria, mãe de Jesus para Lucas é aquela que se dispõe a participar da história da salvação. É nela que começa a se manifestar o mistério do Deus encarnado. Maria passa ser o modelo do discípulo/ da discípula, pois acolhe Jesus, está presente no seu ministério (4,16-30), discurso inaugural da sinagoga de Nazaré. Além de Maria encontramos ao longo do evangelho de Lucas outras mulheres: Maria, chamada Madalena, Joana, mulher de Cuza, Suzana, que seguem Jesus desde a Galileia (Lc 8,1-3), elas estão presentes na sua morte e são as primeiras testemunhas da Ressurreição (Lc 22,27 e 23,50-56), as mulheres Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também são narradas várias curas e encontros significativos, nos quais as mulheres são protagonistas: a sogra de Pedro, a mulher pecadora, a mulher com fluxo de sangue.


7. O Espírito Santo tem prioridade.


A presença do Espírito Santo como força que acompanha, conduz e inspira a missão de Jesus e da Igreja. Ele age em Jesus, Zacarias, Isabel, João Batista, Maria, Simeão, profetisa Ana e muitas outras pessoas.

Ser Alegre é seguir a Jesus Cristo.

A última chave de compreensão do evangelho é o tema da alegria. O autor reforça a certeza de que a verdadeira alegria nasce do seguimento de Jesus, do agir misericordioso, do desprendimento constante, do se deixar guiar pelo Espírito, da experiência profunda de que Jesus Cristo morto e ressuscitado é a Boa-Nova para toda a humanidade.


VIII.  Aplicação Prática


 Lucas nos dá um belo retrato do nosso Salvador compassivo. Jesus não se sentia "incomodado" pelos pobres e necessitados, na verdade, eles eram o foco principal de Seu ministério. Nos tempos de Jesus, Israel era uma sociedade muito consciente de suas classes sociais. Os fracos e oprimidos eram literalmente impotentes para melhorar sua sorte na vida e estavam especialmente abertos à mensagem de que "a vós outros está próximo o reino de Deus" (Lucas 10:9). Esta é uma mensagem que devemos levar para aqueles ao nosso redor que desesperadamente precisam ouvi-la. Até mesmo em países relativamente ricos -- talvez especialmente por isso -- a necessidade espiritual é tremenda. Os cristãos devem seguir o exemplo de Jesus e levar as boas novas da salvação para os espiritualmente pobres e necessitados. O reino de Deus está próximo e o tempo fica cada vez mais curto a cada dia.



IX. Como Lucas morreu?



 Não encontramos um texto ou citação Bíblica que nos apresentam os fatos relativos a sua morte. Coloco algumas informações sobre o lugar e a morte de Lucas, segundo o relato destes autores, com a citação.

 Considerando o local da morte a Grécia e o enforcamento de Lucas encontramos em:



“Lucas era médico. Não conheceu Jesus pessoalmente. Recolheu inúmeros relatos (principalmente dos apóstolos) e escreveu seu Evangelho. Notamos uma linguagem mais rebuscada, com termos relatos mais profundos. Vemos uma atenção especial para com a infância de Jesus. Ele também escreveu o Ato dos Apóstolos. Foi enforcado em uma oliveira na Grécia.”

 Considerando o local de falecimento a Boécia na Grécia:

 “Faleceu em Boécia, na Grécia, com a idade de 84 anos.”


  Considerando o local de falecimento na Bitinia ou em Patras ou em Roma.

 “Com a execução do apóstolo e seu mestre (67), deixou Roma e, de acordo com a tradição cristã, enquanto escrevia seu Evangelho, teria pregado em Acaia, na Beócia e também na Bitínia, onde teria morrido (70). Porém existem várias versões sobre o local e como morreu. Uma versão registra que foi martirizado em Patras e, segundo outras, em Roma, ou ainda em Tebas. Comprometido com a verdade histórica, registrou em seu evangelho o que ouvira diretamente dos apóstolos e discípulos que testemunharam a vida de Jesus”.

 Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br


X. Conclusão


Chamado o mais belo livro jamais escrito, Lucas começa contando-nos sobre os pais de Jesus, o nascimento de seu primo (João Batista), a viagem de José e Maria a Belém, onde Jesus nasceu numa manjedoura, e a genealogia de Cristo através de Maria. O ministério público de Jesus revela a Sua perfeita compaixão e perdão através das narrativas do filho pródigo, do homem rico e Lázaro e do Bom Samaritano. Enquanto muitos acreditam nesse amor sem preconceitos que ultrapassa todos os limites humanos, muitos outros -- especialmente os líderes religiosos -- desafiam e opõem-se às reivindicações de Jesus. Os seguidores de Cristo são incentivados a contar o custo do discipulado, enquanto que seus inimigos buscam a Sua morte na cruz. Por fim, Jesus é traído, julgado, condenado e crucificado. Entretanto, a sepultura não pode prendê-lo! Sua ressurreição garante a continuação do seu ministério de buscar e salvar o perdido.

Aqui você também tem espaço. Abrimos as páginas para aqueles que desejarem ser colaborador e evangelizar conosco através de suas postagens. Envie seu material para: pastoraelianefcr@gmail.com e se sua matéria for aprovada estaremos publicando. Seja um colaborador do Blogue LEVANDO JESUS e EVANGELIZE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visualizar