APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 01 DE JANEIRO DE 2014

Neste momento você também pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele… Em suas próprias palavras, diga de coração para Deus:

Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar o preço pelo meu pecado.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.

Se você orou assim, e foi sincero, você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com 2 Coríntios 5.17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Devocional do dia Levando Jesus

0 comentários



NOSSO CANAL https://www.youtube.com/c/PraElianeLevandoJesus
NOSSO BLOGUE https://canalevangelistico.blogspot.com/
NOSSO FACEBOOK https://www.facebook.com/praelianedef...
INSTAGRAM https://www.instagram.com/elianedefat...
Espaço interdenominacional aberto para evangelizar, não igreja mas AO SALVADOR JESUS CRISTO
Pastora Eliane

Oração da meia noite 01/04/19 Conscientização

0 comentários



NOSSO CANAL https://www.youtube.com/c/PraElianeLevandoJesus
NOSSO BLOGUE https://canalevangelistico.blogspot.com/
NOSSO FACEBOOK https://www.facebook.com/praelianedef...
INSTAGRAM https://www.instagram.com/elianedefat...
Espaço interdenominacional aberto para evangelizar, não igreja mas AO SALVADOR JESUS CRISTO
Pastora Eliane

Lição 1 Teologia Básica

5 comentários

CONCEITOS E DEFINIÇÕES

Junção de duas palavras gregas theos (Deus) e logia (estudo). A teologia cristã é a "interpretação racional da fé cristã". Entendemos que:
  • Teologia é inteligível-pode ser compreendida pela mente humana.
  • Teologia requer explicação-envolve análise dos textos bíblicos e sistematização das ideias.
  • Teologia é baseada na Bíblia-A Bíblia é a base e a fonte da Teologia.

DIVISÃO DA TEOLOGIA

A proposta do curso não é esgotar o assunto. Para facilitar o estudo, dividiu-se em diferentes módulos, procurando aprofundar os assuntos. O termo sistemática é usada por que pressupõe um sistema, uma organização.
A maioria dos livros de Teologia Sistemática usa subtemas, usando como base os termos gregos clássicos, como
  • Teologia própria - Estudo sobre Deus-Pai (também chamada de Teontologia)
  • Cristologia-Estudo sobre Jesus
  • Pnematologia-Estudo sobre o Espírito Santo
  • Bibliologia-Estudo sobre as Escrituras
  • Antropologia-Estudo sobre o Homem (Ser Humano)
  • Hamartiologia-Estudo sobre o Pecado
  • Soteoriologia-Estudo sobre a Salvação
  • Angeologia-Estudos sobre anjos
  • Demonologia-Estudos sobre Satanás e seus demônios
  • Eclesiologia-Estudo sobre a Igreja
  • Escatologia-Estudo sobre as últimas coisas

PRESSUPOSTOS

A. INTERPRETAÇÃO SIMPLES E NORMAL-Deus se comunica de modo simples. Quando a Bíblia é lida, devemos interpretá-la desse modo e não procurar centenas de mensagens escondidas e obscuras por trás dos textos. Deus usou a linguagem humana para se comunicar com os sereshumanos.
B. PRIORIDADE DO NOVO TESTAMENTO-A revelação de Deus foi progressiva. Damos prioridade ao Novo Testamento, pois nele foi completada a revelação. No NT Jesus Cristo é apresentado como cumprimento do AT. À luz dele podemos ser muito enriquecidos com as revelações maisantigas.
C. LEGITIMIDADE DAS ESCRITURAS-A Bíblia deve ser utilizada de maneira correta. Devemos procurar o que ela realmente quer ensinar e nunca usá-la fora de contexto ou alterando seu sentido. A ?experiência pessoal? não deve se sobrepujar às Escrituras.
D. PRESSUPOSTOS PESSOAIS -O estudante de Teologia deve:
  • CRER-Sem fé é impossível o estudante aprender as verdades de Deus e vê-las transformar sua vida (1 Co 2.10-16).
  • PENSAR-A fé é racional, portanto o estudante deve ter métodos de estudo, fazer uma avaliação crítica das evidências e combinar os diversos ensinos como um todo.
  • DEPENDER-A dependência do Espírito Santo para a compreensão da Teologia é algo fundamental e obrigatório (Jo 16.12-15). Uma ?revelação pessoal? não pode ser base para formulação de teologia.
  • ADORAR-O estudo e o conhecimento cada vez mais profundo de Deus devem levar o estudante a uma posição de adoração a Deus por reconhecer cada vez mais que Deus é digno de tal adoração.

TEOLOGIA BÍBLICA

Nem todo mundo que faz teologia usa como base a Bíblia. Por isso existem tantas "teologias". Os cristãos dos segmentos católicos e ortodoxos utilizam pressupostos de uma tradição. Os dogmas são infiltrados, se equiparam e por vezes sobrepassam as Escrituras.
Pode-se dividir a teologia em diferentes tipos:
  • Por época (patrística, medieval, reformada, contemporânea)
  • Por ponto de vista (teologia calvinista, teologia arminiana, teologia católica)
  • Por ênfase (teologia histórica, teologia bíblica, teologia sistemática).
Nossa abordagem é dedutiva, ou seja, usa como base o que a Bíblia tem a dizer a respeito de um determinado assunto. Ele é essencialmente bíblica. Difere-se portanto das abordagens da Teologia histórica, que se concentra no que os cristãos de diferentes períodos entenderam sobre determinadas questões. Também não é a Teologia filosófica, que usa instrumentos e métodos da filosofia, usando pouco ou nada do que a Bíblia diz a respeito daquele assunto.
Para a elaboração de uma Teologia bíblica, é importante lembrar que ela foi escrita ao longo de aproximadamente 2 mil anos, por 40 autores diferentes.
Existem características próprias de cada grupo de livros. Por isso, é possível estabelecer uma teologia distinta dentro de parâmetros claros. Ou seja, no estabelecimento de uma doutrina não se pode apanhar um versículo isolado, nem ignorar-se o seu contexto histórico.
Existem também recursos de linguagem que foram preservados. Por exemplo, alegorias, símiles, metáforas etc.
Cremos que a Bíblia é a revelação da vontade de Deus. Contudo, existem muitos autores de Teologias Sistemáticas que não creem assim.
Ao longo deste curso veremos mais detalhadamente por que isso é fundamental na teologia. Por ora, deixa-se claro que a abordagem deste material é protestante, (evangélica), baseada nos fundamentos bíblicos.

ANTIGO TESTAMENTO

Formado por 39 livros escritos originalmente em hebraico, é um relato histórico da obra de Deus na terra antes do nascimento de Jesus. Divide-se em 3 partes principais: História, Poesia e Profecia.
OS LIVROS HISTÓRICOS:Começam com os 5 livros de Moisés, chamado o Pentateuco. O Pentateuco é chamado pelos judeus de Torah, que consideram a sua Lei.
OS LIVROS POÉTICOS:Os 5 livros poéticos foram escritos em formatos de orações e louvor a Deus (os Salmos), princípios de sabedoria (Provérbios e Eclesiastes), um poema de amor (Cântico dos Cânticos) e um testemunho de fé (Jó).
OS LIVROS PROFÉTICOS:Como o nome indica, revelam profecias. Isaías, Jeremias, Daniel e Ezequiel escreveram livros mais longos, por isso são chamados profetas maiores. De Oseias a Malaquias são chamados profetas menores, por que os livros são mais curtos.

NOVO TESTAMENTO

Seus 27 livros escritos foram escritos em grego num espaço de cerca de 50 anos. Pode ser dividido em 4 partes: Evangelhos, as Epístolas e Profecia.
OS EVANGELHOS:Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são os Evangelhos, que contam a biografia (nascimento, vida, morte e ressurreição) de Jesus. Mateus, Marcos, Lucas e João tem abordagens diferentes sobre o mesmo tema.
HISTÓRICO:O livro de Atos é onde estão registrados os primórdios da igreja e a obra dos discípulos de Jesus. A maior parte fala sobre as viagens do apóstolo Paulo.
AS EPÍSTOLAS:São cartas que os apóstolos escreveram para instruir e encorajar os primeiros cristãos. A maioria delas o autor é Paulo. Nas outras, o autor se identifica, com exceção de Hebreus.
O LIVRO PROFÉTICO:Apocalipse quer dizer "revelação". É um livro profético que mostra a vitória final de Jesus.
FONTE :

Pastora Eliane (Jó)

Minha lista de blogs

REGISTRE SUA VISITA AQUI