Blog da Pastora

Aviso

ES

ES

APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 01 DE JANEIRO DE 2014


Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

domingo, 2 de setembro de 2018

Bálsamo de Gileade — O bálsamo que cura


UM RELATO conhecido no livro bíblico de Gênesis conta que José foi vendido por seus irmãos a uns comerciantes ismaelitas a caminho do Egito. A caravana vinha de Gileade, e os camelos transportavam bálsamo e outros itens para o Egito. (Gênesis 37:25) Esse breve relato indica que no Oriente Médio antigo o bálsamo de Gileade era muito valorizado por suas propriedades curativas especiais.
No entanto, no sexto século AEC o profeta Jeremias perguntou com tristeza: “Não há nenhum bálsamo em Gileade?” (Jeremias 8:22) O que levou Jeremias a fazer essa pergunta? O que exatamente é um bálsamo? Existe hoje um bálsamo que cure?
Bálsamo nos tempos bíblicos
Bálsamo é uma palavra genérica que descreve uma substância aromática e normalmente oleosa e resinosa segregada por várias plantas e arbustos. O óleo de bálsamo, muitas vezes usado em incensos e perfumes, era um dos luxos do Oriente Médio. Estava entre os ingredientes do óleo de santa unção e do incenso usado no tabernáculo pouco depois de os israelitas saírem do Egito. (Êxodo 25:6; 35:8) O óleo de bálsamo também foi um dos presentes que a rainha de Sabá deu em abundância ao Rei Salomão. (1 Reis 10:2, 10) Durante seis meses, Ester recebeu cuidados de beleza e massagens “com óleo de bálsamo” antes de comparecer perante o rei persa Assuero. — Ester 1:1; 2:12.
Ao passo que o óleo de bálsamo se originava de várias partes do Oriente Médio, o bálsamo de Gileade só era produzido na Terra Prometida. Gileade era a região que ficava logo a leste do rio Jordão. O patriarca Jacó considerava o bálsamo um dos “produtos mais excelentes do país”, e o enviou como presente para o Egito. (Gênesis 43:11) E o profeta Ezequiel alistou esse bálsamo entre as mercadorias que Judá e Israel exportavam para Tiro. (Ezequiel 27:17) O bálsamo de Gileade era bem conhecido por suas propriedades medicinais únicas. A literatura antiga muitas vezes menciona a capacidade que esse bálsamo tinha de curar e restaurar, especialmente feridas.
Bálsamo para uma nação doente
Então, por que Jeremias perguntou: “Não há nenhum bálsamo em Gileade?” Para entendermos isso, temos de ver qual era a situação da nação de Israel naquela época. Algum tempo antes, o profeta Isaías tinha feito uma vívida descrição da péssima condição espiritual do povo: “Desde a sola do pé até a cabeça não há nele nenhum ponto são. Ferimentos e contusões, e vergões novos — não foram espremidos nem pensados [tratados].” (Isaías 1:6) Em vez de reconhecer que estava numa situação lamentável e de procurar uma cura, o povo continuava desobediente. Nos dias de Jeremias, só lhe restava lamentar: “Rejeitaram a própria palavra de Jeová, e que sabedoria é que eles têm?” Se eles tivessem se voltado para Jeová, ele os teria curado. “Não há nenhum bálsamo em Gileade?” Sem dúvida, uma pergunta que dava o que pensar. — Jeremias 8:9.
De muitas maneiras, o mundo atual está cheio de “ferimentos e contusões, e vergões novos”. As pessoas sofrem com a pobreza, a injustiça, o egoísmo e a falta de bondade, tudo isso porque o amor a Deus e ao próximo esfriou. (Mateus 24:12; 2 Timóteo 3:1-5) Muitos se sentem rejeitados por causa de sua raça, etnia ou idade. Como se isso não bastasse, a fome, a doença, a guerra e a morte aumentam seu sofrimento. Como Jeremias, muitas pessoas sinceras que acreditam em Deus perguntam se não há nenhum “bálsamo em Gileade” que alivie as feridas emocionais e espirituais dos que sofrem.
As boas novas que curam
Nos dias de Jesus, as pessoas humildes pensavam nessa mesma pergunta. Mas não ficaram sem resposta. Na sinagoga de Nazaré, no ano 30 EC, Jesus leu o seguinte no rolo de Isaías: “Jeová me ungiu para anunciar boas novas aos mansos. Enviou-me para pensar os quebrantados de coração.” (Isaías 61:1) Depois, Jesus aplicou essas palavras a si mesmo, apresentando-se como o Messias, cuja missão era divulgar uma mensagem consoladora. — Lucas 4:16-21.
No seu ministério, Jesus pregou zelosamente as boas novas do Reino de Deus. (Mateus 4:17) No Sermão do Monte, ele prometeu às pessoas que sofriam que sua situação mudaria: “Felizes sois vós os que agora chorais, porque haveis de rir.” (Lucas 6:21) Ao divulgar a mensagem de esperança sobre a vinda do Reino de Deus, Jesus trouxe alívio ‘aos quebrantados de coração’.
Em nossos dias, “as boas novas do reino” continuam dando consolo. (Mateus 6:10; 9:35) Veja, por exemplo, o caso de Roger e Liliane. Em janeiro de 1961, eles aprenderam sobre a promessa de Deus de uma vida eterna, e isso foi como um bálsamo calmante. “Eu pulava de alegria por causa das coisas que eu estava aprendendo. Estava tão feliz!”, recorda Liliane. Roger, que tinha uma paralisia parcial já por dez anos, acrescenta: “Encontrei grande alegria, a alegria de viver, graças a uma esperança maravilhosa — da ressurreição e do fim de toda a dor e doença.” — Revelação (Apocalipse) 21:4.
Em 1970 sofreram a perda de seu filho de 11 anos. Mas não se entregaram ao desespero. Sentiram pessoalmente que Jeová “está sarando os quebrantados de coração e está pensando seus pontos doloridos”. (Salmo 147:3) Sua esperança os consolou. Já por quase 50 anos, as boas novas do vindouro Reino de Deus têm dado paz e contentamento a esse casal.
Uma cura que ainda virá
Então, será que existe “bálsamo em Gileade” hoje em dia? Sim, ainda existe um bálsamo espiritual. A esperança e o consolo que as boas novas do Reino dão podem curar um coração que sofre. Gostaria de sentir essa cura? Tudo o que você precisa fazer é abrir o coração para a mensagem consoladora da Palavra de Deus e permitir que sua vida gire em torno dela. Milhões de pessoas já fizeram isso.
Esse bálsamo curativo nos dá uma antevisão de uma cura maior no futuro. Aproxima-se rapidamente o tempo em que Jeová Deus trará “a cura das nações”, com a vida eterna por objetivo. Então, “nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” Sem dúvida, ainda há “bálsamo em Gileade”! — Revelação 22:2; Isaías 33:24.


Aqui você também tem espaço. Abrimos as páginas para aqueles que desejarem ser colaborador e evangelizar conosco através de suas postagens. Envie seu material para: pastoraelianefcr@gmail.com e se sua matéria for aprovada estaremos publicando. Seja um colaborador do Blogue LEVANDO JESUS e EVANGELIZE AQUI

Pastora Eliane (Jó)

Aviso

REGISTRE SUA VISITA AQUI

VISITE NOSSAS PÁGINAS

VISITE NOSSAS PÁGINAS CLICANDO NOS TITULOS ABAIXO

Marcadores