APRESENTAÇÃO

OLA SOU ELIANE RAMOS, APÓSTOLA DA IALJAN E QUERO APRESENTAR MEU TRABALHO

APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 31 DE JANEIRO DE 2014


Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

CONTINUE VISITANDO

OFERTE NOSSO MINISTÉRIO ATRAVÉS DO PIX - Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)


ABENÇOE NOSSO MINISTÉRIO. SEMEM COM AMOR

Se voce deseja abençoar esse ministério fique a vontade - PIX 24988025646 ou fale conosco pelo e-mail - levandojesusiljan@gmail.com ou faça uma oferta de amor no pix EMAIL OU TELEFONE CITADO

Pix 24988025646 (C/P) ou Pix 00673622738 (C/C)

QUE DEUS RECOMPENSE E MULTIPLIQUE EM SEU CELEIRO EM NOME DE JESUS.

NOSSA PAGINA FECEKOOK OFICIAL

terça-feira, 14 de agosto de 2018

O DOM DA PROFECIAS

O objetivo deste estudo é fazermos uma comparação e diferenciar o dom de profecia do Velho e no Novo Testamento, pois há uma enorme diferença na execução deste. Notemos, porém, uma coisa. Deus não muda nunca, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre, contudo a Aliança/Testamento foi mudada, e isso provocou muitas mudanças no homem e no relacionamento do homem com o ser humano, isso sim mudou, não Deus. Então neste estudo veremos simplesmente a mudança do dom de profecia, de como ele era antes e como é agora sob a Nova Aliança.
Primeiro alguns conceitos

Profeta é aquele que fala por outro; que entrega uma mensagem alheia. Moisés, profeta de Deus. Arão, de Moisés (Êxodo 7:1-2)
Como Deus fala:
1 - Através da Bíblia (Salmo 19:8-11; Hebreus 1:1-2).
2 - Através dos homens (Romanos 10:14).
3 - Através das experiências (Salmo 119:67,71). 
3 - Através do sobrenatural: Anjos, sonhos e visões. (Números 12:6; Juizes 2:4)


Para que Deus deu os profetas? 
- Para aperfeiçoamento, edificação e unidade (Efésios 4:11-13).
- Para edificação, exortação (encorajar, aconselhar) e consolação (1 Coríntios 14.3
- A mensagem do profeta deve atrair o povo para Deus e não para si mesmo ou para outra coisa qualquer.(1 Samuel 7:3) - (Lamentações 3:40) - (Amós 5:4) - (Zacarias 1:3) - (Malaquias 3:7
- Falar uma falsa profecia em nome do Senhor significa transgredir o 3º mandamento: “Não usarás o nome do Senhor em vão” (Êxodo 20:7). Exemplos de falsos profetas: Jeremias 23; Ezequiel 13.

O profeta e as profecias do Velho Testamento
O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram.
Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas. Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. Deuteronômio 18:15-20


No versículo 18 diz “... poreis as minhas palavras na sua boca...” As palavras de Deus eram colocadas na boca do profeta, ele abria a boca e começava a falar a palavra de Deus.
Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Jeremias 1:9

Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. Ezequiel 2:7
É comum o profeta do Velho Testamento dizer; ASSIM DIZ O SENHOR! Quando transmitia a palavra de Deus: Pois Deus se comunicava verdadeiramente pela boca dos profetas, sendo assim a voz do profeta estava acima até do próprio rei, e não podia ser desobedecida por ser a Palavra de Deus, afinal a Bíblia, que é a revelação não estava completa. Notem também que devido a esse fator, Deus não usava qualquer um, sendo poucos os profetas nos tempos do Velho Testamento, gerando algumas dificuldades, como:
- Pessoas andavam bastante, iam até outras cidades para ouvirem a Palavra de Deus através deste profeta, como foi o caso de Saul procurando Samuel, Naman indo a Eliseu e outros casos.
- Os profetas como interlocutores de Deus em alguns casos eram tidos como culpados por algum mal, ou seja, acreditavam que o profeta tinha amaldiçoado com sua palavra. Veja o caso de Eliseu no cerco de Jerusalém, o rei quis matar Eliseu por causa da guerra.

Então disse ele: Assim me faça Deus, e outro tanto, se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar hoje sobre os ombros. II Reis 6:31. Apesar de Deus ter livrado o rei varias vezes pela boca de Eliseu.
- Como os caminhos dos homens não é o Caminho de Deus, vários ou quase todos os profetas foram mortos por falar a verdade e recriminar o pecado dos poderosos.
Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! Mateus 23:37.Palavra de Jesus sobre os profetas verdadeiros.
Dificuldades em profetizar no Velho Testamento
Como você acabou de ler acima era um pouco difícil pregar no Velho Testamento, principalmente por serem poucos os profetas para uma nação grande e com transporte rudimentar, lembre-se, não existia automóveis, aviões, etc. Tudo era feito a pé ou a tração animal, da mesma forma a comunicação era escassa, até o papel era carro, também poucas pessoas sabiam ler. Contabilize a isto tudo, os falsos profetas, que tinham mais sucesso pois falavam o que o povo queria ouvir, igualmente a hoje.
Para resolver essas dificuldades Deus criou alguns métodos para ser melhor entendido veja alguns abaixo:
Parábolas e ilustrações – Jesus também usou muito desse recurso, pois é de fácil entendimento e memorização, por que é feita através de comparações de imagens cotidianas e historias atrativas.
Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: De Arã me mandou trazer Balaque, o rei de Moabe, desde as montanhas do Oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; vem, denuncia a Israel. Números 23:7
Recordem também a historia que o profeta usou para repreender Davi no tocante a seu pecado de adultério e assassinato. II Samuel 12 
Outdoor – Sim, isso mesmo, foi Deus quem criou o outdoor.
Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Habacuque 2:2
Deus realmente se interessa com a leitura e entendimento da sua Palavra.
Recursos visuais de protesto – Hoje em dia existem pessoas que tiram a roupa em locais públicos para protestar contra determinadas coisas, porém isso também foi uma criação de Deus. Veja abaixo o exemplo de Isaías:
Falou o Senhor, naquele tempo, por intermédio de Isaías, filho de Amoz, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E ele assim o fez, andando nu e descalço.
Então disse o Senhor: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e portento contra o Egito e contra a Etiópia, assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito. Isaías 20: 2-4.

Esse recurso usado por Deus, com certeza era muito chamativo, pois Isaías era um homem culto e conceituado, segundo alguns estudiosos um sacerdote amigo do rei Uzias, sendo assim todos iriam saber o por que dele estar andando nu pelo reino, certamente a Palavra de Deus alcançou grande extensão, por causa dessa ação visual profética de Isaías. Apesar da vergonha que deve ter sido para Isaías.
Sinais, prodígios e milagres – Não é precisão nem explicar esses fatos, afinal até hoje pessoas são atraídas pela propaganda desses atos sobrenaturais. Porém na Bíblia os atos sobrenaturais de Deus têm como princípios e ação principal, chamar as pessoas para ouvirem a Palavra de Deus e glorificar a Ele.
Enfim essas são resumidamente as características do profeta do Velho Testamento, eles eram poucos, era uma unção arriscada, nota é que todos foram perseguidos e segundo Jesus:
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas. Lucas 6: 22-23
Ou seja, os profetas sempre foram odiados no Velho Testamento e os falsos profetas foram elogiados. Então cuidado com os profetas atuais que são muito bem conceituados, parece um paradoxo, mas, ser elogiado não é bom para a vocação profética.
O marco zero dos profetas – João, O Batista
A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. Lucas 16:16
João Batista foi o último profeta do Velho Testamento, segundo Cristo o maior de todos, porém ele está no meio termo, ele é a voz que abriria caminho para Cristo, mas ele ainda segue os princípios vocacionais dos profetas antigos, veja a características diferenciadas dele:
- Ele se vestia de peles;
- Comia mel e gafanhotos;
- Fundou o batismo do arrependimento;
- Pregava contra o pecado;
- Foi morto por falar a verdade;
Na verdade João Batista foi um homem único no seu tempo e resumir a sua historia aqui seria até um contra-senso, por isso nós o colocamos como o marco de divisão entre o Velho e o Novo Testamento. Também ficamos felizes pela característica fatídica da morte dos profetas ter acabado em João Batista, se não, hoje teríamos muitos profetas mortos, e com certeza teríamos poucos profetas atualmente, afinal ser profeta seria uma sentença de morte.
A Profecia no Novo Testamento mudou
Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias, mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom. I Tessalonicenses 5: 19-21
No Novo Testamento temos a revelação máxima de Deus – Jesus e a revelação máxima da Palavra de Deus – A Bíblia. Sendo assim toda profecia tem de ser posta a prova, no Velho Testamento a prova era o cumprimento da palavra do profeta, ou seja, se a palavra se cumprisse era de Deus, se não se cumprisse era do falso profeta e este deveria morrer, pois cometeu o pecado de usar o Nome de Deus em vão, ato digno de morte no Velho testamento.
Desta forma o profeta do Novo testamento não pode mais dizer. Assim diz o Senhor! Afinal se Deus falou é só para obedecer e não questionar, perceba que hoje em dia, em muito casos ou quase todos, quando alguém diz que Deus falou, e a resistência a palavra desse tal, gera na igreja uma confusão e não raro divisões, coisa que não são de Deus.
Então vejamos algumas características do profeta do Novo Testamento.
- A profecia tem de ser julgada por outros e não acatada sem restrição como antes I Corintios 14:29
- Ao profeta é revelada a Palavra de Deus e não dada na boca como antes. I Corintios 14:30
- O espírito de Profecia é o testemunho de Cristo Apocalipse 19:10
- Todos podem profetizar – Atos 2: 17 – 18; Aqui Deus diz que qualquer pessoa pode ter acesso a Ele diretamente.
- A profecia é para edificação da igreja – I Corintios 14:3
Principal característica do novo profeta é: Não falar nada além do que está escrito!
Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. I Corintios 4:6
A característica do Velho Testamento era de a Bíblia não estar completa, sendo assim Deus ia acrescendo conforme a palavra dos profetas, porém no Novo testamento, nos dias atuais, a Palavra de Deus está completa. Por isso a advertência de não acrescentar nada, sob pena de maldiçãoApocalipse 22:18.
Infelizmente alguns sob o pretexto de “revelação” acrescentam coisas que a Bíblia não comenta, claro que a revelação existe, e mais, sem a revelação a Bíblia seria um livro comum, pois a Bíblia é um livro espiritual. Contudo não se pode acrescer ou fantasiar uma resposta que a Bíblia não dá. A própria Bíblia diz que se até um anjo descer do céu e dizer outra coisa isso é maldição.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Galatas 1:8
Citamos um exemplo: Existe no meio evangélico o conceito que Deus pode revelar a alguém uma verdade bíblica, conceito verdadeiro, porém alguns deturpam, veja: No livro de Jó, Velho Testamento, a história é conhecida de nós, e sabemos o enredo, porém na verdade não sabemos os motivos que levaram Deus a deixar Jó ser atacado pelo diabo, apesar da justiça dele, ele era um dos mais justos da Terra, Ezequiel 14:14, 20, Deus é soberano, sendo assim por gerações tudo fica na base das hipóteses e conjecturas. Todavia um grupo dá a resposta claramente sugerindo que Deus permitiu isto devido a Jó servir a Deus por “medo” e não por “temor/respeito”, notadamente se eles estiverem certos isso é uma revelação direta de Deus na Palavra dEle, sendo assim deve ser acrescida na Bíblia. O que é um contracenso tremendo.
Deus nos fala de muitas maneiras. Ele usou até a boca de uma jumenta para falar com Balaão Números 22:28-30. Mas, não devemos buscar que Deus nos fale de alguma maneira específica, a não ser uma: a voz tranqüila e suave. Essa é a principal maneira pela qual todo aquele que é nascido do Espírito de Deus deve ser guiado:
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito." João 3:8
No grego, a mesma palavra pode ser traduzida por “vento” ou “espírito”, entendemos assim que no Novo Testamento Deus fala a todos indistintamente, para isso basta ouvir a sua voz mansa e suave, como foi o caso de Elias.
Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? I Reis 19: 11-1
Conclusão

Notamos aqui, resumidamente, que o dom de profecia mudou para melhor, principalmente pelo fato de todos poderem receber de Deus a sua Palavra que é a Bíblia, notamos infelizmente que muitas pessoas preferem ainda o velho modo de buscar uma Palavra longe, contudo a palavra de Deus esta perto em sua mão, na Bíblia. Devemos assim nos concentrar no estudo das Escrituras Sagradas, agradecidos principalmente a Cristo, que pelo seu sacrifício de sangue nos abriu as portas dessa nova aliança.
Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Romanos 10:8

Aqui você também tem espaço. Abrimos as páginas para aqueles que desejarem ser colaborador e evangelizar conosco através de suas postagens. Envie seu material para: pastoraelianefcr@gmail.com e se sua matéria for aprovada estaremos publicando. Seja um colaborador do Blogue LEVANDO JESUS e EVANGELIZE AQUI

AS INSCRIÇÕES GRAVADAS NA CRUZ

AS INSCRIÇÕES GRAVADAS NA CRUZ

O fato da inscrição da cruz ter sido escrita em três idiomas (Latim, Grego e Hebraico) já configura o motivo da condenação de Jesus, num exemplo típico da pluralidade de línguas que caracterizavam aquela região, naquela época. 
Não é demais registrarmos que as três línguas representavam a soma dos interesses na morte de Jesus, naquele momento: os valores religiosos locais (hebraico), a língua universal da época (grego) e a autoridade dominante dos romanos (latim). 
Como se pode ver, o Aramaico não foi utilizado naquela inscrição da cruz, pois a inscrição pretendia mostrar um caráter oficial, e o Aramaico não passava de uma língua popular.

FONTE PESQUISA INTERNET

Aqui você também tem espaço. Abrimos as páginas para aqueles que desejarem ser colaborador e evangelizar conosco através de suas postagens. Envie seu material para: pastoraelianefcr@gmail.com e se sua matéria for aprovada estaremos publicando. Seja um colaborador do Blogue LEVANDO JESUS e EVANGELIZE AQUI

Visualizar