APRESENTAÇÃO

NO AR DESDE 01 DE JANEIRO DE 2014

Neste momento você também pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele… Em suas próprias palavras, diga de coração para Deus:

Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar o preço pelo meu pecado.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.

Se você orou assim, e foi sincero, você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com 2 Coríntios 5.17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Email

pastoraelianefcr@gmail.com

FALE COM A PASTORA QUI

sábado, 11 de agosto de 2018

Que tipos de amor existem na Bíblia?

0 comentários

Que tipos de amor existem na Bíblia?

Na Bíblia o amor pode tomar várias formas: amor entre amigos, entre família, entre casais, entre reis e súditos... Mas todos os tipos de amor vêm da mesma fonte: o amor de Deus. O amor é a força mais poderosa deste mundo: O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;  (1 Coríntios 13:8). A Bíblia diz que Deus é amor, o amor é uma característica fundamental de Deus. Nada é mais valioso que o amor. Existem vários tipos de amor. Essas são diferentes maneiras como o amor se expressa entre as pessoas. No grego antigo (a língua em que o Novo Testamento foi escrito originalmente), existem quatro palavras na língua grega,  para descrever quatro tipos de amor:
AMOR ÁGAPE
Ágape significa o amor perfeito e incondicional1 Coríntios 13:4-7 descreve esse tipo de amor: altruísta, justo, verdadeiro e paciente. O amor perfeito (ágape) nunca acaba. Esse é o tipo de amor que está acima de todos os outros. - O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7
O amor ágape diz mais sobre a pessoa que ama do que a pessoa que é amada. É uma decisão, uma escolha incondicional de amar e fazer o bem ao outro. Deus demonstra esse amor perfeito por nós ao nos oferecer a salvação, sem merecermos, e nos ensina a oferecer o mesmo tipo de amor a todas as pessoas à nossa volta.
AMOR FILOS
Filos é o amor que existe entre amigos, o amor de afinidade. Esse tipo de amor vem da partilha entre pessoas com algo em comum. Em algumas traduções da Bíblia, o amor filos é traduzido na Bíblia como amor fraternal – (Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Romanos 12:10).) O amor filos não é incondicional; surge apenas entre pessoas que têm algo em comum, formando assim a amizade. O amor ágape é maior que o amor filos, fraternal. No entanto, o amor fraternal é muito importante. A Bíblia diz que os membros da igreja devem ter amor fraternal uns pelos outros. Pois todos os salvos têm uma coisa em comum: Jesus! Jesus chamou seus discípulos de seus amigos (João 15:14-15). - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Quando nos aproximamos de Jesus, desenvolvemos esse amor de amizade com ele com Ele e com todos os irmãos em Cristo, Por isso, baixa o preconceito (AMIGOS DIZEM TE AMO TAMBÉM).
AMOR EROS
Eros descreve o amor entre um homem e uma mulher, em uma relação íntima. Esse amor é mais que apenas o desejo do outro para satisfazer impulsos desejos. No relacionamento conjugal cria-se uma intimidade especial entre duas pessoas (Cânticos 8:6-7). Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam. Essa intimidade é o amor Eros. O amor eros é muito exclusivo. Surge apenas através da dedicação especial a outra pessoa. Não basta ter união física, é preciso também união espiritual. O casamento é o ambiente especial que foi criado para cultivar esse amor eros. A intimidade especial que podemos ter com Deus se assemelham a esse amor exclusivo do casamento.
AMOR STORGE
Storge é o amor entre família. Os laços de sangue são muito fortes e a afinidade que muitos de nós sentimos com a família é um tipo de amor especial. Esse amor surge porque partilhamos muitas características físicas e mentais, muitas experiências e muitas ideias. Ninguém nos influencia mais que a família! A relação entre pais, filhos irmãos e outros familiares próximos é muito especial. Esse tipo de amor nos afeta de maneira que as vezes nem entendemos bem, so sabemos que amamos. Deus criou a família para ser um lugar cheio de amor. Quando nos convertemos, tornamo-nos filhos de Deus e podemos participar do amor reservado para a grande família de nosso Pai celestial (1 João 3:1). Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.
Outros tipos de amor na Bíblia
A Bíblia nos mostra os quatro tipos de amor da língua grega, mas também nos dá exemplos de outros tipos de amor, ou outras expressões do amor:
·         O amor patriótico – o amor pelo país, seu povo e sua terra, querendo seu bem – Salmos 137:4-6
·         O amor a coisas boas – como a justiça e a verdade, sendo dedicado a essas coisas – Salmos 119:159-160
·         O amor ao dinheiro – um amor de dedicação dado à coisa errada, que causa muitos problemas – 1 Timóteo 6:10
·         O amor ao mundo – assim como podemos amar coisas boas, podemos amar coisas ruins, como o pecado – 1 João 2:15-16
·         O amor a Deus – o amor que sentimos quando entendemos o amor de Deus por nós – 1 João 4:19
Vamos amrender La em Galatas 5. 22 que o AMOR é também um fruto do Espírito Santo em nossa vida, de forma que quem tem de fato o Espirito Santo não tem dificuldades para amar. Quem tem dificuldades para amar, precisa buscar mais o Espirito Santo, ter comunhão com Ele. Que este estudo possa ter despertado um pouco mais de AMOR em nossos corações.
Veja o que o amor faz com o pecador:
“Sobre tudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa multidões de pecados.” - 1 Pedro 4:8.
Olhe para seu irmão e diga (EU TE AMO EM CRISTO JESUS).
Pra. Eliane e Ministério



Aqui você também tem espaço. Abrimos as páginas para aqueles que desejarem ser colaborador e evangelizar conosco através de suas postagens. Envie seu material para: pastoraelianefcr@gmail.com e se sua matéria for aprovada estaremos publicando. Seja um colaborador do Blogue LEVANDO JESUS e EVANGELIZE AQUI

Pastora Eliane (Jó)

Minha lista de blogs

REGISTRE SUA VISITA AQUI